sábado, 20 de outubro de 2012

Segundo a Ordem 2

        Seguindo na parte dois do tema vamos usar o cap7 Hebreus pra  nos aprofundar mais um pouco a respeito do fator Melquisedeque no novo testamento, no ministério de Jesus e, no nosso dia à dia.
      
1Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão, quando voltava da matança dos reis, e o abençoou,
2para o qual também Abraão separou o dízimo de tudo (primeiramente se interpreta rei de justiça, depois também é rei de Salém, ou seja, rei de paz; Hb7-1.2

   
    É bom intendermos primeiramente que Deus age onde quer, como quer, em quem ele quer, da maneira que ele quer, e não nos deve nem uma satisfação dos seus atos e este texto a cima nos mostra isto que dês do principio os mistérios de Deus já pairava no meio da história da relação do povo que recebeu um chamado para sair de sua terra e provar da fidelidade de um único Deus, mas não foi um único povo que serviu a este Deus!
     Quem foi Melquisedeque e, este povo que ele representava? Como ele poderia ser chamado de sacerdote do Deus Altíssimo se  história da relação de Deus com os homens inda não tinha sido escrita? Quem foi até Abrão e o evangelizou e fez iniciar sua jornada?
      A palavra nos diz que foi uma voz, que Abrão ouviu e creu, a mesma voz que fez Melquisedeque sacerdote e rei de justiça e rei da paz!
      Sendo que Abrão tinha a tarefa de relatar como um escriba a relação de um povo monoteísta e a fidelidade deste Deus, e Melquisedeque podemos crê que ele desfrutou desta relação sem o mesmo chamado de Abraão que foi relatar os fatos como milagres, provisões, conquistas e principalmente as correções sofridas.
     Deus se relaciona com todos os homens mesmo que isto não agrade a todos pois a alguns limitaram o agir de Deus na terra para apenas alguns grupos seletos,e se não houver adesão a estes grupos estão destituídos da graça de Deus. Mas o ministério de Jesus Cristo nos revela que a graça continua aberta a todos mesmo que nos dias de hoje aja  grupos religiosos que lutam ferrenhamente pra barrar o agir de Deus entre os homens a não ser pelo mover institucional chamado igreja levando as pessoas a dependência de locais e pessoas.
11Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?
12Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.
13Porque aquele de quem são ditas estas coisas pertence a outra tribo, da qual ninguém prestou serviço ao altar;
14pois é evidente que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo à qual Moisés nunca atribuiu sacerdotes.
15E isto é ainda muito mais evidente, quando, à semelhança de Melquisedeque, se levanta outro sacerdote,
16constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.
17Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Hb7-11:17

     No versículo 11 vemos que o sacerdócio levítico não tinha mais sua função como no inicio que já não resolvia mais o principal problema que era o reconciliamento do homem com Deus já tinha virado um grande comercio onde tudo se resolvia de forma pratica e exteriormente o interior do homem já não era mais tocado com aqueles sacrifícios, então Deus muda o sacerdócio sai o segundo a Arão e entra em vigor o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque, também ouve mudança de lei. ver.12
      No ver.13 e 14 nos fala que Jesus pertencia a tribo de Judá, sendo que nunca antes Arão tinha ordenado alguem desta tribo para o sacerdócio, isto afirma que as mudanças eram realmente batente diferentes, deixando a pratica esterna pra se voltar pro interior fazendo um caminho inverso do que se estava já acostumado, ver.16 nos fala também que não só os ritos mudaram mas também a forma de constituir um sacerdócio, agora não mais dependia de indicações ou formações carnais mas sim por uma vida indissolúvel, quer disser que mais uma vez a graça de Deus esta livre a todos e por meio de todos que buscam com um coração voltado a se reconciliar com o se Senhor.
      Mas o homem não satisfeito por tal liberdade resolveu mais uma vez reter este agir de Deus através de Jesus transformando em uma religião, pois esta não era a vontade de Deus quando chamou Abraão, ele não queria que a cultura do hebreus se tornasse obrigação aos demais povos, mas sim uma historia de relação bem sucedida entre um Deus amoroso e zeloso com o seu povo obediente, e que cervice de inspiração para os demais povos da terra. Mas hoje o homem teima em fazer do Evangelho uma religião
impondo leis que já nos foi mostrada por alegoria no antigo testamento em forma de adivertencia que o importante é estarmos em obediência e não mais pagando tributos ou sacrificando ou fazendo qualquer coisa que seja primeiramente esterna ao invés do arrependimento que coméça internamente no nosso intimo, e isto é fator Melquisedeque, Deus agindo no interior de quem ele quer sendo transmitido aos demais como ele quer. Mas a igreja de hoje não aceita ser apenas sal, pois o sal uma ves diluído só tempera da gosto mas  perde sua aparência fica invisível aos olhos humanos, uma Igreja que realmente é sal ela é invisível sem placa, sem parede, só da sabor que é graça de Deus pra vida das pessoas. Mas como as entidades religiosas vão poder sobreviver sem sua aparência de soberania aos demias, sem poder ostentar que o seu deus é maior do que o do vizinho, que a sua doutrina é mais eficaz ,como justificar ao povo depois de anos de engano que há salvação fora daquele templo? Só aplicando o velho sacerdócio levítico segundo a ordem de Arão que só serve pra quem ainda precisa ver algo palpável pra seguir no caminho do evangelho.
       Já o sacerdócio de Cristo é invisível mais real (todo mundo canta isto mas poucos intendem) e não pertence a este mundo como o própio Jesus fala em Jo18-36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. E todo aquele que deseja congregar em algum local saiba que isto é recomendado sim, devemos congregar mas de uma forma sadia, sem loucuras feita em nome de quem for , só onde o Cristo for o centro de toda atenção, mas não como ídolo mas sim com um participante vivo na vida de cada um que ali se faz presente, como alguem esta para instruir ou para a prender, sem Cristo não somos capaz de instruir ou aprender pois pra tudo requer o amor que só ele pode dar.
     

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